Visite o site oficial da Arquidiocese de Feira de Santana Conheça a significado da nossa logomarca.

História da Festa de Sant'Ana
Menu de Artigos
Divulgação de Eventos da Paróquia
Conheça nossas Pastorais
Saiba mais sobre nossas comunidades
Horários de Missas, Casamentos e Batizados
Menu de Avisos
Menu de Notícias
Menu de Orações
Hinos - Letras e Músicas
Jornal Catedral Informa - PDF
 
Clique e assista! Clique aqui e acesse nosso Facebook.

Clique e veja nossos Registros Fotográficos
Leia o Evangelho do Dia
Acesse o site Liturgista de Pe. Arivaldo Aragão Vitória
Acesse a Bíblia On-Line Completa
Faculdade Católica de Feira de Santana-BA
Acesse o site do Dispensário Santana
Visite o site Fé Católica e fique por dentro do que acontece!

 SANTAS MISSÕES POPULARES NA PARÓQUIA DA CATEDRAL
RETIRO DAS SANTAS MISSÕES NA PARÓQUIA DA CATEDRAL - Dia 07 de maio de 2017, das 08 às 18 horas, no Colégio Padre Ovídio. As inscrições podem ser efetuadas na comunidade/Catedral ou com os Coordenadores dos Grupos, Pastorais ou Movimentos. A Taxa de Inscrição é R$ 10,00 (dez Reais) e todos devem levar o almoço para ser partilhado.

Clique aqui e acompanhe tudo o que está acontecendo na Catedral sobre as Santas Missões.

 FELIZ PÁSCOA - MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO
Queridos irmãos e irmãs,
feliz Páscoa!
Hoje, em todo o mundo, a Igreja renova o anúncio maravilhoso dos primeiros discípulos: "Jesus ressuscitou!" - "Ressuscitou verdadeiramente, como havia predito!" A antiga festa de Páscoa, memorial da libertação do povo hebreu da escravidão, alcança aqui o seu cumprimento: Jesus Cristo, com a sua ressurreição, libertou-nos da escravidão do pecado e da morte e abriu-nos a passagem para a vida eterna. Todos nós, observou Francisco, quando nos deixamos dominar pelo pecado, perdemos o caminho certo e vagamos como ovelhas perdidas. Mas o próprio Deus, o nosso Pastor, veio procurar-nos e, para nos salvar, abaixou-Se até à humilhação da cruz. E hoje podemos proclamar: "Ressuscitou o bom Pastor, que deu a vida pelas suas ovelhas e Se entregou à morte pelo seu rebanho. Aleluia!" (Missal Romano, IV Domingo de Páscoa, Antífona da Comunhão). Através dos tempos, recordou o Santo Padre, o Pastor ressuscitado não Se cansa de nos procurar, a nós seus irmãos extraviados nos desertos do mundo. E, com os sinais da Paixão – as feridas do seu amor misericordioso –, atrai-nos ao seu caminho, o caminho da vida. Também hoje Ele toma sobre os seus ombros muitos dos nossos irmãos e irmãs oprimidos pelo mal nas suas mais variadas formas. O Pastor ressuscitado vai à procura de quem se extraviou nos labirintos da solidão e da marginalização; vai ao seu encontro através de irmãos e irmãs que sabem aproximar-se com respeito e ternura e fazer sentir àquelas pessoas a voz d’Ele, uma voz nunca esquecida, que as chama à amizade com Deus. Cuida de quantos são vítimas de escravidões antigas e novas: trabalhos desumanos, tráficos ilícitos, exploração e discriminação, dependências graves. Cuida das crianças e adolescentes que se vêem privados da sua vida despreocupada para serem explorados; e de quem tem o coração ferido pelas violências que sofre dentro das paredes da própria casa. O Pastor ressuscitado faz-Se companheiro de viagem das pessoas que são forçadas a deixar a sua terra por causa de conflitos armados, ataques terroristas, carestias, regimes opressores. A estes migrantes forçados, Ele faz encontrar, sob cada ângulo do céu, irmãos que compartilham o pão e a esperança no caminho comum. "O Senhor ressuscitou verdadeiramente, como havia predito!" Ele, que venceu as trevas do pecado e da morte, conceda paz aos nossos dias. (Papa Francisco 16.04.2017).

 CAMINHADA DO PERDÃO 2017
No dia 12 de março de 2017, a Arquidiocese de Feira de Santana realizou a 4ª edição da Caminhada do Perdão. O evento Caminhada do Perdão acontece durante a Quaresma e tornou-se um marco meditativo de penitência e oração. Com a participação de presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e milhares de pessoas vindas das 39 paróquias que compõem a Arquidiocese e de demais regiões, a caminhada teve início na Igreja Santo Antonio às 7 horas da manhã seguindo pelas principais avenidas até a Catedral Metropolitana de Sant 'Ana, onde realizou-se a celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Demettino Castro e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian e demais presbíteros presentes. A cada ano o evento conta com a participação de um público bem maior, visto que, além da divulgação que foi feita pela equipe de organização, o próprio testemunho da caminhada anterior é um forte apelo para um trabalho bem mais participativo. Durante o percurso, haveram reflexões, cânticos, orações e momentos meditativos, onde vários sacerdotes, devidamente paramentados estiveram juntos à multidão, realizando confissões e interagindo com os presentes.

 Dom Zanoni fez a Abertura da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese
 · Na Quarta-feira de Cinzas, dia 01 de março, deu-se início ao período da quaresma em preparação a páscoa. Todos os anos durante a quaresma a igreja realiza a Campanha da Fraternidade com temas sociais e religiosos, mas principalmente, com temas desafiadores. O arcebispo metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni, fez a abertura oficial da CF 2017 na Arquidiocese e explicou que a Campanha da Fraternidade este ano, tem como tema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema é "‘Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15). A Campanha da Fraternidade é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõe uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos, onde toda a população envolvida na Campanha da Fraternidade é convidada a ver, julgar e agir. Clique aqui para obter subsídios da CF 2017.

 Dom Zanoni e membros do Seminário Maior Santana Mestra
 · Participou da Missa de Quarta-feira de Cinzas e Abertura da Campanha da Fraternidade 2017, o novo Reitor do Seminário Maior Santana Mestra, Pe. Gilvan Pereira de Brito, juntamente com todos os Seminaristas. Na imagem acima, junto ao Arcebispo Metropolitano Dom Zanoni Castro e Pe. Arivaldo Aragão Vitória, Pároco da Catedral.

 CATEDRAL REALIZA SUA ASSEMBLEIA PAROQUIAL
 · A Paróquia da Catedral de Sant'Ana, sob a coordenação do Pároco Pe. Arivaldo Aragão Vitória, realizou nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2017, no Auditório do Colégio Padre Ovídio, sua Assembleia Paroquial, com o tema "Fazei tudo o que Ele vos disser. (Jo 2,5). Além de importante momento de formação e de planejamento de ações para o ano em curso, houveram diversas reflexões, dentre elas "A Paróquia de Sant'Ana, sua história, seu presente e seu futuro!", proferida pelo Monsenhor Luiz Rodrigues Oliveira, Pároco da Senhor dos Passos, Vigário Geral e Ecônomo da Arquidiocese de Feira de Santana. Clique aqui e acesse a página da Assembleia Paroquial, onde você encontrará todo o conteúdo informativo relativo à mesma.

 APRESENTAÇÃO DO NOVO VIGÁRIO PAROQUIAL
 · Dom Zanoni Demettino Castro, Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana e Padre Arivaldo Aragão Vitória, Pároco da Catedral Metropolitana de Sant'Ana, durante a Celebração Eucarística realizada às 19 horas do dia 05 de fevereiro, apresentaram para toda a comunidade presente, o novo Vigário Paroquial da Catedral de Sant'Ana, Pe. Aristóteles da Silva. Com a presença de religiosos, religiosas, seminaristas e grande número de fiéis, a comunidade acolheu com grande alegria a chegada do Pe. Aristóteles, dando-lhe as boas-vindas!

 APRESENTAÇÃO DA COMISSÃO DA FESTA DE SANT'ANA 2017
Apresentação da Comissão da Festa de Sant'Ana 2017, durante a Missa das 19 horas do Dia Santo de Natal, na Catedral Metropolitana, sob a Presidência do Arcebispo Dom Zanoni Castro.

 APRESENTAÇÃO DO DIÁCONO JONILSON DAMASCENO COMO AUXILIAR PASTORAL
Na Missa Solene da Noite de Natal, 24 de Dezembro de 2016, o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, D. Zanoni Demettino Castro, apresentou a Paróquia da Catedral de Sant'Ana o Diácono Jonilson Damasceno como Auxiliar Pastoral.

Clique aqui para ver belíssimas imagens dos nossos eventos.

 54º ANIVERSÁRIO DE CRIÇÃO DA DIOCESE DE FEIRA DE SANTANA
 · A Diocese de Feira de Santana foi criada a 21 de julho de 1962 pela Bula "Quandoquidem novae" do Papa João XXIII (conforme Vaticano em Textos Fundamentais - Atos Oficiais da Santa Sé - Acta Apostolicae Sedis no ano de 1963 páginas 812 e 1070), desmembrada da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. O primeiro bispo foi Dom Jackson Berenguer Prado (1962 - 1971). O segundo bispo foi Dom Silvério Jarbas Paulo de Albuquerque, OFM, (1973 -1995), o terceiro bispo Dom Itamar Vian, (1995- 2015) atual Arcebispo Emérito, pois, em 16 de janeiro de 2002, o Papa João Paulo II elevou a Igreja de Feira de Santana a categoria de Arquidiocese e o seu Bispo a dignidade de Arcebispo Metropolitano. Em 02 de dezembro de 2015, Dom Zanoni Demettino Castro, assumiu o governo da Arquidiocese com o seu lema episcopal: "Ecce Mitte Me".

 Ouça a Rádio Web Senhora Santana em seu celular - Instale o Aplicativo

 · A Paróquia da Catedral de Sant'Ana disponibiliza o Aplicativo para você ouvir a Rádio Web Senhora Santana direto do seu celular. Todo o seu conteúdo disponível para você, direto no celular. Clique na imagem ao lado pelo seu celular e acesse o endereço de instalação. Acompanhe ao vivo todas as Celebrações direto da Catedral com uma programação diversificada e interativa, 24 horas. Nossa paróquia mais perto de você, através do site, celular ou tablet. Em breve disponível para o sistema IOS.

 Exortação Apostólica Amoris Laetitia (A Alegria do Amor) - (em português)

 · “A alegria do amor” (AMORIS LAETITIA) é o título da Exortação Apostólica pós-sinodal que o Papa Francisco assinou no dia 19 de março de 2016, Solenidade de São José, e que foi apresentada na sexta-feira, 8 de abril, no Vaticano. A Exortação tem nove capítulos e a oração final à Santa Família. O documento reúne os resultados dos dois Sínodos sobre a família convocados pelo Papa Francisco em 2014 e 2015. Clique aqui para baixar o arquivo em formato PDF direto do Vaticano e para ler a síntese direto do site da Rádio Vaticano, ambos em língua portuguesa.

 Calendário de Atividades 2017

Clique aqui...
 · Acompanhe o calendário e fique por dentro das atividades de nossa paróquia. Se programe e participe. Para obter a programação na íntegra do Calendário da Paróquia da Catedral de Sant'Ana para o mês em curso. [Clique aqui...]

 O verdadeiro discípulo se preocupa com o nome de Jesus
 · Convém que cada vez mais a Palavra de Deus cresça, inflame e seja anunciada e cada vez menos o nosso nome apareça, porque tudo que fazemos não é por nós nem para nós, mas sim por Ele e para Ele! “Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua” (João 3, 29-30). Os discípulos que conviveram com São João, quando ele estava preso no cárcere, vão ao encontro dele dizer-lhe tudo o que Jesus estava fazendo, tudo o que Ele estava realizando, porque, a partir daquele momento, era Ele quem batizava e anunciava o Reino de Deus. E que alegria isso provoca no coração de São João, porque, mesmo estando preso no cárcere, ele reconhece e toma consciência de que ele veio para isso [para preparar o caminho do Mestre]. Ele não veio para a sua glória, não veio para engrandecimento do seu nome, mas sim para mostrar que é Jesus quem veio realizar o Reino de Deus. Por isso São João exulta de alegria, porque o Reino de Deus está se cumprindo, está acontecendo! Sabem, meus irmãos, no anúncio do Reino de Deus, nós, muitas vezes, somos diminuídos e tidos como “insignificantes”, isso sem contar as provações, as privações e até mesmo as tentações pelas quais passamos e, sobretudo, as confusões às quais somos submetidos por causa dele [Reino de Deus]. Muitos de nós ficamos ofendidos, porque nosso nome não está sendo levado em conta, não está sendo levado em consideração. No entanto, o discípulo de Jesus não se preocupa com o seu nome, mas sim com o nome de Jesus! O discípulo de Jesus não procura a sua glória, mas sim a glória do Reino de Deus! Se para o Reino de Deus crescer for preciso que diminuamos, que vamos a cada dia desaparecendo a fim de que ele vá se instalando no meio de nós, será conveniente que cada vez mais a Palavra de Deus cresça, inflame e seja anunciada e que, cada vez menos, o nosso nome seja importante, porque tudo o que fazemos não é por nós nem para nós, mas sim por Ele e para Ele! Por isso nós nos dispomos a sofrer contrariedades no Reino de Deus. Quem não estiver disposto a sofrer contrariedades nem entender que estas nos purificam não está apto para viver a dinâmica do Reino de Deus. Ou a viverá com muita angústia, com muito sofrimento e sem a paz interior. Ao passo que, quando sofremos por causa desse Reino na certeza de que ele está crescendo, podemos até sofrer, podemos algumas vezes ser até ser injustiçados, mas sabemos que é por causa d’Ele que passamos por determinadas situações. Pe. Roger Araujo.

 Estatísticas de Acesso
Registro de Acesso por países
O Sistema Flag Counter é utilizado pela Paróquia da Catedral de Sant'Ana para registrar os acessos ao site, sub-divididos por países, com o objetivo de obter informações sobre a abrangência do mesmo.
 Registros Fotográficos
Clique aqui e veja algumas imagens de eventos da Paróquia.
 · Clique na imagem ao lado para acessar nossa página de Registros Fotográficos e visualizar as fotografias dos eventos realizados em nossa paróquia. Os mesmos estão ordenados por data e permitem ampliação das imagens, para tanto basta clicar sobre elas.

 Rezar o Terço

 · A Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant'Ana informa e convida toda a comunidade para rezar o Terço todo dia 13 de cada mês, às 16 horas, em frente a imagem de Nossa Senhora de Fátima, na praça ao lado da Catedral. Você é convidado a participar deste momento mariano reafirmando seu amor e devoção à Virgem Maria. Ao celebrar 24 anos de pontificado, no dia 16/10/2002, o Santo Papa João Paulo II assinou a carta apostólica Rosarium Virginis Mariae em que acrescenta, ao rosário, os cinco Mistérios da Luz, inspirados na vida pública de Jesus.

 O Ano Litúrgico

Clique aqui...
 · Chama-se Ano Litúrgico o tempo emque a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. “Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde a Encarnação ao dia de Pentecostes e à espera da vinda do Senhor” (SC-102). Ano Litúrgico é, pois, um tempo repleto de sentido e de simbolismo religioso, de essência pascal, marcando, de maneira solene, o ingresso definitivo de Deus na história humana. É o momento de Deus no tempo, o “kairós” divino na realidade do mundo criado. [Leia na íntegra]

 Dízimo. Eu faço parte, e você?

 · Todos somos responsáveis e importantes não só na construção do Reino de Deus, como devemos nos sentir membros deste Reino, que é sempre de paz, de bondade, de perdão, de alegria, de prosperidade e de felicidade, que é a salvação de Deus acontecendo aqui e agora! Precisamos convencer-nos de que, ao colaborarmos com as atividades da comunidade, inclusive e principalmente no sentido financeiro, tornando-nos dizimistas, estamos semeando e construindo o Reino de Deus, do qual já fazemos parte desde o nosso Batismo. O Bom Senhor da Vida jamais deixará de nos amar e abençoar, em todas as situações! Lembremo-nos sempre disso: não somos meros semeadores, mas semeadores e construtores do Reino de Deus! O mundo, mais do que nunca, precisa disso!

 Tour Multimídia da Catedral

Clique aqui para efetuar o download.
 · Clique na imagem ao lado para fazer o download de uma apresentação multimídia da Catedral Metropolitana de Sant'Ana. A apresentação está em formato executável e não necessita de nenhum programa para assistir em seu computador. Após descompactar, é só executar o arquivo "tour_catedral.exe". Tamanho 20.861 Kb.

 Assista o vídeo do Coral Sant'Ana Mestra
Clique aqui para assistir o vídeo.
Clique na imagem acima para assistir ao vídeo em nova janela.



"Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você".
Santo Agostinho

Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant'Ana
Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, s/nº - Centro
44015-020 - Feira de Santana, Bahia
Telefones: (75) 3223-7366 / 3623-0055
E-mail: paroquia@catedraldesantana.com.br
Webmail (acesso restrito)
 Copyright © 2009 - 2017 Catedral Metropolitana de Sant'Ana  


Assista aos Vídeos Veja as Imagens Cadastre-se e receba as Novidades da Paróquia Assista ao Vivo nossa Programação