História da Festa de Sant'Ana
Menu de Artigos
Divulgação de Eventos da Paróquia
Conheça nossas Pastorais
Saiba mais sobre nossas comunidades
Horários de Missas, Casamentos e Batizados
Menu de Avisos
Menu de Notícias
Menu de Orações
Hinos - Letras e Músicas
Jornal Catedral Informa - PDF

PE. ARIVALDO ARAGÃO VITÓRIA
COMO PÁROCO DA PARÓQUIA
CATEDRAL METROPOLITANA DE SANT'ANA
ARQUIDIOCESE DE FEIRA DE SANTANA - BA
31 de Janeiro de 2016 - 4º. Domingo do Tempo Comum

"Tendo Amado os seus que estavam no mundo... Amou-os até o fim!!!"

Eis-me aqui Senhor!!! Renovo, uma vez mais, o meu SIM a Ti.
Graça Absoluta Tua!!! Misericórdia ao Estado Puro!!

O SIM de todo o meu ser Presbítero. Eis o verdadeiro segredo da minha vida. Um SIM que contém o tudo da minha entrega e doação a Ele.
Exatamente, na força deste SIM, é que a Igreja, esposa Amada do Meu Senhor, sabe que pode dispor de mim, da minha vida, de tudo que eu tenho e que sou, a serviço do Reino e para que o Senhor seja mais conhecido e amado.
Sinto, ao logo dessas décadas de vida, e esses 16 anos de Sacerdócio, concretamente, o Amor Misericordioso do Senhor no estado Puro, e experimento a ação d'Ele em minha vida e em minha Vocação, em cada passo que dei e dou.

Começo/Inicio, aqui hoje, mais um novo capítulo da minha vida...
Mas atenção, não devemos jamais confundir uma coisa: estamos sempre no Prefácio. É Ele é o Autor. É Ele quem escreve, quem conduz, quem dispõe... No seu Tempo, no seu Espaço, do seu modo. Não no meu, não no nosso!
Por isso não escolhemos um projeto, mas escolhemos o projetista: Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado, Rosto Misericordioso do Pai. Isso é uma outra coisa!!

Quando eu percebi, lá no Conselho de Presbítero, que essa missão poderia cair nos meus ombros..., quando D. Zanoni me disse que eu viria para a Catedral...
Lembrei com temor embaraçante... de São Pedro, quando disse: "Tu Sabes tudo Senhor, Tu Sabes que te Amo" e de São Tomé: "Meu Senhor e Meu Deus!" Lembrei-me do Mons. Galvão dizendo-me aqui nesta Sacristia: "Confia sempre em Sant'Ana que é poderosa"!

Aí pensei... e rezei...
Pensei... na origem da minha vocação, da minha família, da minha Paróquia do Tomba, dos queridos amigos e amigas de caminhada, de infância e de juventude...
Pensei nas poucas coisas que deixei para seguir o Senhor. Mas que era tudo que tinha.
Pensei... que coisa o Senhor pode fazer de um como eu? Logo eu...???
Rezei e lembrei: ELE conhece cada coisa, cada pessoa, conhece tudo... e confiei e fui!!!
Pensei em Roma... no túmulo de São Pedro o qual, diante dele, e na presença de D. Itamar, fiz a minha primeira profissão de Fé para ser ordenado, e ali, na Cidade Eterna, juntamente com o querido irmão Pe. Hipólito, fomos ordenados Diáconos.
E logo pensei nesta Catedral... neste lugar sagrado em que me prostrei e, em seguida, de joelhos, sob a imposição das mãos, D. Itamar me uniu ao Sumo e eterno Sacerdote, sigilando a minha entrega total, para sempre a Deus, na sua Igreja, para servir, por Amor a Ele, cada pessoa que encontrar no meu caminho, Amando até o fim.
E assim... disse: SIM SENHOR! sem perguntar porque e nem como. E como Maria repeti: "Ei aqui o Vosso Servo, Senhor, faça-se em mim segundo a vossa Vontade!"

Todos vocês, queridos irmãos e irmãs... todos...
vocês fazem parte desta História que o Senhor iniciou ao escrever para mim, como disse o Profeta, na leitura de hoje, desde o seio da senhora, minha mãe, Deus me escolheu e me fez Profeta das Nações.
Vocês todos estão no meu coração!!!

Vocês... Minha querida família... cada um de vocês, meus familiares, inclusive os que já estão na casa do Pai...
A Paróquia do Tomba, onde aprendi a ser Igreja...
Todos... Todos... Queridos para sempre!!
O Nome de quantos o Senhor colocou no meu caminho...! Alguns gravados para sempre no meu coração!!

Dom Zanoni, de uma bondade e confiança excessiva para comigo! Eis-me aqui estimado Pastor e Pai. Conte sempre... sempre comigo na sua missão de Sucessor dos Apóstolos, aqui em Terras Feirenses e onde for.
Obrigado DOM por ser a voz do Senhor que mais uma vez diz: VEM E SEGUE-ME!
Obrigado ainda por confiar a mim uma missão assim tão grande no serviço a Igreja.

Pensar queridos irmãos que...
Como Coroinha e depois como seminarista, servi aqui neste altar ao Mons. Galvão. Vi o Mons. Jessé com o terço na mão e sua batina inconfundível fazer a caridade, sem medo, e ser incapaz de dizer um não às pessoas e as coisas de Deus;
Como seminarista vi o Padre Abel dinamizar esta Catedral e pude, fazendo estágio pastoral, começar a aprender na prática a ser um padre dedicado e generoso, esforçado e destemido nas coisas de Deus;
Como Padre aqui voltei como vigário paroquial, no início do tempo do Pe. Pedro Júnior, e descobri a sede deste povo de fé e a bondade e carinho desta gente;
E que hoje, assumindo e dando continuidade dinâmica ao serviço do Mons. Nery que sempre, com gentileza e fraternidade, me acolheu aqui e nesta solenidade me é passado essa missão...
Obrigado Mons. Nery... e no senhor quero dizer um muito obrigado a todos os padres, meus predecessores, que ao longo desses séculos se doaram nesta Igreja de Santana!!!

Obrigado irmãos sacerdotes presentes aqui conosco, mesmo num domingo, tão numerosos, inclusive alguns por ter até cancelado as missas paroquiais da noite para se unirem a mim, ao Arcebispo e a Igreja no santo sacrifício do Altar e rezarem por mim e comigo. Isso é ser Presbitério... Damos assim um espetáculo de unidade e de vida Presbiteral! Contem sempre comigo!!!
Permitam-me dizer um obrigado especial ao Pe. Hipólito, irmão e amigo de caminhada e de vocação...
E ao Pe. Reinaldo... por está aqui, por aceitar conduzir comigo essa grande missão... Sou o mais velho é verdade... mas nem tanto!!!!
Obrigado estimados servidores desta Igreja, os senhores diáconos.

Rezem por mim queridas religiosas e religiosos, de modo especial as Irmãs Sacramentinas e as Irmãs Missionárias do Santo Rosário. Parabéns, queridas irmãs e irmãos, por esse ano da Vida Consagrada que o Papa encerrará no próximo dia 02 de Fevereiro.
Obrigado a vocês queridos seminaristas, futuro da nossa Igreja... temos grande esperança e confiança em vocês. Contem sempre comigo, viu filhinhos!
Obrigado a presença das autoridades aqui conosco nesta noite... queremos caminhar juntos e, cada um na sua função, contribuir na Construção de uma Sociedade mais justa e igualitária.

Obrigado a todas as Paróquias aqui presentes, tão numerosas nesta noite, de modo especial as paróquias de: São Gonçalo, Tanquinho, Candeal, Amélia Rodrigues...
Obrigado querida e inesquecível Paróquia São João Paulo II...
Não se esqueçam... na História de uma Vocação, como vocês intitularam a minha vida... Estão vocês. O meu coração amigo, a minha oração fará com que eu esteja sempre próximos a cada um de vocês.

Obrigado... a cada um, de perto ou de longe, que vieram aqui para rezarem comigo e por mim! DEUS VOS DÊ O CÉU!!

E vós... Querida Paróquia da Catedral... Bela, Belíssima.. porque Belo é o vosso Esposo Ressuscitado Jesus Cristo.
Vocês... de agora em diante: Meus Paroquianos... meu povo, minha família...
Cada comunidade, cada pastoral, movimentos, grupos, forças vivas, funcionários... Aqui para caminharmos juntos nas sendas do Senhor!
Obrigado pela vossa fé, por essa acolhida, por estarem aqui, obrigado às diversas equipes que se esmeraram para essa solenidade, a cada um... Obrigado!
Como disse antes, não escolho um Projeto.. Mas o Projetista... Jesus Cristo, Vivo e Ressuscitado, Rosto terno e Misericordioso do Pai, com a Potência e Ação do Espírito Santo!!
Assim buscaremos e seremos: sinal visível e acolhedor de Deus, na escola de Santana Mestra e de Nossa Senhora, para: Ter ao centro e como condução de tudo a PALAVRA DE DEUS; que a vida, de fato, tenha na LITRUGIA o "Culmen et Fons" (Cume e Fonte) de toda a Ação Pastoral desta Paróquia e que, concretamente se expresse em gestos concretos de CARIDADE. Não para saber, falar ou ensinar , mas, com diz o Evangelho de hoje dá Testemunho, de fato, com a nossa Vida de: uma Fé solida, uma Esperança segura e uma Caridade Perfeita!
Coragem... ainda temos tanto por fazer.. para que Feira de Santana saiba, e não tenha dúvida, que Deus nos Ama, que nos acolhe sempre, que nunca se cansa de nos perdoar... e que Ele está no meio de nós!!

Oh! Santana, Mestra e doce Mãe...
Oh! Santíssima e Imaculada Virgem Mãe do Perpetuo Socorro!
Oh Amado Jesus Cristo, Rosto Misericordioso do Pai... Vivo, Vivo!!!
Eu Vos Amo para Sempre!!!

Arivaldo Aragão Vitória
Pároco da Catedral Metropolitana de Santana




Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant'Ana
Praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, s/nº - Centro
44015-020 - Feira de Santana, Bahia
Telefones: (75) 3223-7366 / 3623-0055
E-mail: paroquia@catedraldesantana.com.br
Webmail (acesso restrito)
 Copyright © Catedral Metropolitana de Sant'Ana Desenvolvido por IDEIA.COM.BR