30º Domingo do Tempo Comum | Dia Nacional da Juventude

O 30º Domingo do Tempo Comum, 25 de outubro de 2020,  Dia  Nacional da Juventude, foi celebrado, na Catedral de Sant’Ana, com as Santas Missas das 07, 10 e 17h, presididas, respectivamente, pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian,  pelo Pároco Pe Arivaldo Aragão e pelo Vigário Pe Edmilson.

A liturgia deste domingo apresenta, de forma clara e inquestionável, que o amor está no centro da experiência cristã. No Evangelho, o fariseu pergunta a Jesus qual é o maior mandamento da Lei e com sabedoria, Jesus ensina que o maior mandamento é AMAR: amar a Deus e amar ao próximo.  “Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.” (cf Dt 6, 5) e “amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (cf Lv 19, 18)

“Amar a Deus” é, na perspectiva de Jesus,  estar atento aos projetos do Pai e procurar concretizar, na vida cotidiana, os seus planos. Contemplando a Jesus é possível perceber que o cumprimento da Vontade do Pai passa por fazer da própria vida uma entrega de amor aos irmãos, se necessário, até ao dom total de si mesmo. Portanto, para Ele, “amor a Deus” e “amor aos irmãos” estão intimamente associados. Não são dois mandamentos diversos, mas duas faces da mesma moeda.

Nossa relação com nossos irmãos deve ser pautada na caridade e na misericórdia, espelhando-nos no próprio Cristo que por onde passou, passou fazendo o bem. “Amar a Deus” significa cumprir o Seu Projeto de Amor, doando-se em solidariedade, partilha, cuidado e serviço aos irmãos, refletiram, de modo geral, os presidentes das celebrações deste último domingo de outubro, na Catedral de Sant’Ana.

Celebrando o mistério pascal de Cristo, sua maior entrega motivada pelo amor ao Pai e a nós, seu povo, e unidos a todos os Jovens do Brasil que de modo virtual celebraram o DNJ 2020, busquemos ser fortalecidos na missão de viver, cada vez mais, cumprindo o mandamento maior, o mandamento do amor.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook