54º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Neste domingo, 24 de maio de 2020, em que Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor, também comemora o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, para o qual todos os anos, o Papa Francisco publica uma mensagem, sendo a deste ano, retirada do livro do Êxodo: “Para que possas contar e fixar na memória. A vida faz-se história.”(Ex 10,2).

A experiência do Êxodo, na qual podemos ver Deus intervir na história do seu povo, serviu ao pontífice como inspiração para nos mostrar que todos somos narradores e construtores da história da humanidade, dia após dia.

O Papa assinala na mensagem desta edição que “para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos”.

“Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.

Com o tema, o Pontífice “coloca ao centro da sua reflexão a pessoa com seus relacionamentos e sua capacidade inata de se comunicar. O Papa pede a todos, sem excluir ninguém, que façam frutificar este talento: fazer da comunicação um meio para construir pontes, unir e compartilhar a beleza de ser irmãos em um tempo marcado por contraposições e divisões”.

Desta forma, em um contexto em que as más notícias estão se multiplicando, assim como o curso de uma pandemia, as comunicações sociais têm a tarefa de promover informações positivas, promovendo o bem, a vida, a narração de boas histórias e a esperança, como exorta o Papa Francisco.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook