Coroinhas da Catedral

Grupo de Coroinhas da Paróquia da Catedral Metropolitana de Sant’Ana

  A liturgia da Igreja, em sua grande riqueza, tem várias funções e responsabilidades. Entre estas funções temos o ministério dos coroinhas, serviço de fé que as crianças e adolescentes oferecem nas celebrações da Igreja, principalmente na liturgia da Missa, auxiliando o sacerdote na execução dos ritos litúrgicos. Tal função pode ser desempenhada por meninos e meninas que já tenham feito a Primeira Eucaristia. O termo coroinha é derivado da função que as crianças desempenhavam na liturgia antes do Vaticano II: ajudavam no canto do coro, eram então os “meninos do coro”, daí o nome “coroinhas”. Hoje, entretanto, a função do coroinha comporta uma amplitude de atividades realizadas durantes a liturgia para garantir sua harmonia, assertividade e beleza. A presença dos coroinhas nas celebrações é extremamente importante, pois eles ajudam não apenas o sacerdote, mas toda a comunidade a entender a riqueza da liturgia. O trabalho do coroinha não está restrito às missas. Ele é importante em outras celebrações litúrgicas da Igreja: Batizados, Casamentos, e também em outros momentos oracionais: procissões, novenas. O Grupo de coroinhas vai além do serviço ao altar, ajudando as crianças a se sentirem acolhidos como parte ativa da comunidade cristã. O desenvolvimento do grupo comporta uma dimensão:
  1. Formativa: Liturgia, Bíblia, Doutrina da Igreja.
  2. Espiritual: Oração, Retiros, Amor à Jesus na Eucaristia.
  3. Missionária: Ações em favor dos mais carentes.
  4. Comunitária: Interação com outras crianças e participação ativa na comunidade.
  5. Vocacional: Reflexão e aprofundamento do chamado de Deus.
Contribuindo tanto para formação religiosa quanto para dimensão humana das crianças  e adolescentes do Grupo. O grupo de Coroinhas da Catedral conta atualmente com mais 30 crianças, meninos e meninas, das diversas comunidades da Paróquia. Ordinariamente, a cada quinze dias, o grupo se reúne com a coordenação, aos sábados, em horário a combinar, no Centro Paroquial Senhora Sant’Ana. Dentre as atribuições dos membros estão a assiduidade nestas reuniões, nas atividades programadas para o decorrer do ano; e a participação na santa missa dominical – seja exercendo o serviço do altar, seja como parte da assembleia dominical. Todas as atividades do grupo são planejadas e executadas em parceria com os pais das crianças. Periodicamente são abertas novas turmas de formação para aqueles que desejam ingressar no grupo de coroinhas paroquial. Outras informações podem ser obtidas na Secretária Paroquial.  

Coordenador: Alisson Paim Santos Vice-Coordenador: Larissa Portela Carmo Assessor: Sem. Clebson Santana

 

Peçamos a São Tarcísio, Padroeiro dos Coroinhas que interceda por nossas crianças servidoras do altar, para que a seu exemplo possam crescer no amor e zelo por Jesus Eucarístico.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook