CETEL CONTINUA ACOLHIDA DE SUGESTÕES PARA REVISÃO DA TRADUÇÃO DO MISSAL ROMANO

CETEL CONTINUA ACOLHIDA DE SUGESTÕES PARA REVISÃO DA TRADUÇÃO DO MISSAL ROMANO

A Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) retomou a sua programação para a revisão final da tradução da Terceira Edição do Missal Romano. Durante reunião virtual na última sexta-feira, 26 de fevereiro, os membros do colegiado definiram a grade das reuniões das próximas semanas, tentando manter um encontro semanal. Neste período de pandemia, a Cetel já realizou 23 reuniões virtuais.

Na reunião da última sexta-feira, estiveram presentes todos os bispos – a exceção do arcebispo emérito de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha – e o secretário e assessor, padre Leonardo Pinheiro.

Os bispos revisaram orações e outros trechos do missal a partir das indicações dadas pelos bispos e peritos que estão colaborando na verificação do material cujo processo de tradução já foi concluído.

Durante a reunião, foi comunicada a impossibilidade de apresentar o missal para aprovação na 58ª Assembleia Geral da CNBB. Uma vez que o encontro do episcopado será on-line, por videoconferência, não poderá ser feita a votação de textos litúrgicos, conforme orientações da Comissão de Canonistas constituídas para a preparação da Assembleia.

“Mesmo assim, a comissão continua o trabalho de revisão, acolhendo ainda as sugestões de revisão dos que estão cooperando nesse trabalho. E esperamos, em breve, concluir esses trabalhos de revisão para poder se dedicar mais propriamente à diagramação, à estética do texto do missal a ser apresentado”, partilha o secretário da Cetel, padre Leonardo Pinheiro.

Preside a Cetel o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, dom Edmar Peron. São os demais membros: dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém do Pará (PA); dom Aloísio Dilli, bispo de Santa Cruz do Sul (RS); dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG); dom Manoel João Francisco, bispo de Cornélio Procópio (PR); e dom Armando Bucciol, bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA). São os suplentes: dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, bispo auxiliar de Brasília (DF), que participou da última reunião, e dom Genival Saraiva de França, bispo emérito de Palmares (PE).

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook