Comissão Missionária (Santas Missões Populares

Comissão Missionária Paroquial

A Missão é uma realidade inerente à Igreja, e por conseguinte à todo batizado. A Igreja é missionária porque este foi o mandato de Jesus para Ela: “ide por todo o mundo e pregai o Evangelho à todas as criaturas” (Mt 28,19). Em outras palavras, a Igreja é missionária, pois foi fundada na missão do Filho, pelo Espírito Santo. Eles são os Protagonista da Missão: Cristo enquanto  a causa e o modelo da missão, e o Espírito Santo enquanto impulso e vigor de toda ação missionária.

A Igreja cumpriu corajosamente ao longo dos séculos o mandamento de Jesus, anunciando seu Evangelho e fazendo discípulos nos mais diversos areópagos. No hoje da História  os Bispos do Brasil convocou todas as Igrejas Particulares desta Nação a uma conversão pastoral que renove o espírito missionário de nossas paróquias. Por isso, elencou como pilar da evangelização, entre os anos 2019 e 2023, a ação missionária: “se alguma coisa nos deve santamente inquietar e preocupar a nossa consciência, é que haja tantos irmãos nossos que vivem sem a força, a luz e consolação da amizade com Jesus, sem uma comunidade de fé que os acolha, sem horizonte de sentido e de vida” (EG, n. 49). O pilar ação missionária na Evangelização quer incentivar a todos os cristãos a se incomodar e ir ao encontro destes que ainda não conhece a Jesus ou que o conhece superficialmente, e a estes comunicar o amor gratuito e infinito de Deus – a boa nova de Jesus Cristo.

No mesmo impulso a Igreja particular de Feira de Santana assumiu em seu plano de Evangelização a realidade missionária como prioridade para todas as paróquias, grupos e movimentos. Que devem, através de ações concretas, despertar, fomentar e formar para a consciência de Igreja em estado permanente de missão. Na qual a missão não seja um momento pontual ou uma pastoral entre outras, mas o eixo norteador de toda ação eclesial. É nesse sentido que foi implementada o projeto das Santas Missões Populares, que durante quatro ano quis preparar os cristãos desta Arquidiocese para a realidade de missão permanente através de retiros, formações, grupos de leitura orante, grupo de estudo missionário, semanas missionárias paroquiais. Para realização dessa grata tarefa foram montadas equipes em cada paróquia que, em parceria com a equipe arquidiocesana, e em sintonia com as diretrizes nacionais, articulassem a animação do espírito missionário em nível paroquial e preparassem as Grandes Semanas Missionárias Paroquiais.

Na Paróquia da Catedral de Santana esta comissão missionária é formada pelos seguintes membros:

Coordenador: Pe. Aristóteles da Silva

 

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook