CRB promove pela primeira vez Semana Nacional da Vida Consagrada em agosto

CRB promove pela primeira vez Semana Nacional da Vida Consagrada em agosto

Pela primeira vez, dentro do Mês Vocacional, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) irá realizar a partir do dia 16, domingo, uma semana, dedicada à vida religiosa, a Semana Nacional da Vida Consagrada, com o tema “Amados e Chamados por Deus”, o mesmo dedicado ao mês vocacional.

Segundo a presidente da CRB, irmã Maria Inês, a iniciativa foi pensada não somente para celebrar no terceiro domingo de agosto, o dia do/a religioso/a, como também destinar toda a terceira semana para celebração, formação e divulgação da vocação à vida consagrada.

A Semana da Vida Consagrada irá ocorrer de 16 a 22 de agosto, e em seu decorrer, a CRB preparou quatro momentos à nível nacional, “isto porque também as 20 seções regionais estarão fazendo cada uma a sua programação”, explica irmã Maria Inês.

O primeiro momento será a missa de abertura no dia 16, domingo, às 15h, que será celebrada na Catedral Metropolitana de Brasília, e terá a participação de um número restrito de religiosos por causa do tempo de pandemia vivido. Por conta disso, a missa também será transmitida nas redes sociais da CRB (Facebook e Youtube).

No dia 17, segunda, às 16h, haverá a  live com o tema “A relevância da vida consagrada nos tempos atuais”. Para este momento participarão o cardeal prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, dom João Braz de Aviz; o bispo referencial para a vocação cristã, dom João Inácio Muller e a presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro.

No dia 19, quarta-feira, das 20h às 21h30, haverá uma análise de conjuntura  com  o  tema “Diálogos Formativos: o  Chamado de Deus  diante  das Circunstâncias atuais”, que contará com a assessoria do Moisés Sbardelotto, doutor em Comunicação.

E no dia 21,  sexta-feira, das 20h às 21h30, haverá mais um  momento formativo  com  o frei Vanildo Luís  Zugno, com o tema “Diálogos Formativos: Os Conselhos Evangélicos à luz do Sínodo  da Amazônia”.

Todas as lives poderão ser acompanhadas no Facebook e Youtube da CRB.

Alegria em ser Consagrada

O portal da CNBB também conversou com a irmã Maria Inês sobre a alegria de ser consagrada. Para ela, que iniciou sua caminhada vocacional muito jovem, com ânimo, no ardor da própria juventude, a alegria é servir aos irmãos especialmente os mais pequeninos, pobres e vulneráveis. “Ingressei na Congregação das Irmãs Mensageiras do Amor Divino e hoje, tendo já celebrado o meu Jubileu de Ouro como consagrada,  o sentido é de imensa gratidão ao Senhor, por ter-me chamado e sustentado até aqui”, afirma.

Muitas vezes, em muitas ocasiões, irmã Maria Inês contou que vieram grandes tribulações, desejo de abandonar a caminhada,  as incompatibilidades e desafios na missão, seja no Brasil ou em Angola(África) onde foi missionária, mas, sempre a graça de Deus a sustentou e Ele a fortalecia e renovava sua coragem de seguí-lo. “Hoje vivo e viverei em ação de graças.  Meu louvor é ao Senhor pois sei que me dará força e coragem na tribulação em todos os dias da minha vida.  Ele disse aos Discípulos em alto mar: “Coragem, sou Eu, não tenham medo”(Mt 14,27)”, finalizou a presidente da CRB.

 

 

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook