GESTO SOLIDÁRIO

GESTO SOLIDÁRIO

 

Estamos na Semana Mundial do Doador de Sangue. Para salvar um ser humano, que necessita de sangue, é, absolutamente, indispensável que outro ser humano se disponha a doar um pouco de seu próprio sangue. Não há outra forma. A ciência, ainda, não conseguiu descobrir um composto químico que possa substituir o sangue humano.

O SANGUE humano é um dos bens mais preciosos que existem. É um recurso extraordinário para salvar vidas. Em caso de acidentes graves ou cirurgias, o sangue é a única alternativa viável para preservar uma vida. É necessário repor o que foi perdido e a única fonte disponível, desse bem precioso, é o ser humano. Doar Sangue é um gesto solidário e cristão.

DOAR sangue é partilhar vida. Não doar é reter, egoisticamente, o dom da vida. A vida tem, por excelência, o privilégio de poder ser partilhada. Assim, como qualquer órgão, o sangue é vida que se refaz, que revigora, que fortalece a própria vida na vida do outro. Doar sangue é fazer o bem sem olhar a quem. Doar sangue é fazer florescer a esperança na vida de muitas pessoas.

PORTANTO, quem doa sangue não faz apenas um favor, mas cumpre um dos gestos mais nobres que podem ser feitos a uma pessoa em necessidade. Poder doar sangue é poder ser alguém que partilha vida, que liberta e resgata vidas em perigo. Preservar o sangue de doenças contagiosas é preservar a vida. Sangue é uma questão de responsabilidade com a vida. O sangue é um símbolo de vida.

A NOSSA FÉ nos dá a certeza de que, apesar dos obstáculos, a vitória final será de quem estendeu os braços para doar sangue e vida em favor de um ser humano, imagem de Deus. A vitória será dos homens e mulheres que souberam amar a vida, a vida de todas as pessoas, independentemente, de cor, sexo, religião ou condição social. Lembre-se: doar sangue é rápido, simples e seguro.

JESUS nos disse: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10). Somos colaboradores do Deus da vida nesta sublime missão de doar sangue para salvar vidas. Somos os mensageiros que, em meio às contradições, conflitos e desafios urgentes deste século, queremos desfraldar a bandeira da vida. Que haja sangue e vida abundantes para todos!

 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Crônicas da Semana – 15 de junho de 2021

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook