Palavra de Dom Itamar – Arcebispo Emérito

PALAVRA DO DIA com DOM iTAMAR

aRTIGO DA SEMANA DE doM iTAMAR

SALVAR VIDAS

A Semana Nacional de Trânsito, conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações em todo o País com o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas e pedestre para uma convivência.

O TEMA da Campanha Educativa para este ano é seguinte: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. Considerando que os acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a realização da Semana Nacional do Trânsito, visa salvar vidas por meio de ações voltadas para a educação. É necessário, por isso, propor debates e reflexões sobre a responsabilidade de cada um dos atores do trânsito.

QUEM APRENDEU boas maneiras na família e na escola, quem foi educado a respeitar os direitos dos outros, será sempre um motorista educado e disciplinado. Na responsabilidade e na obediência às leis, é que reside o segredo do bom usuário de estradas. Nossa vida e a vida dos outros exigem que o trânsito seja assumido com responsabilidade.

HÁ UMA SÉRIE de fatores, de difícil avaliação, ao se medir as consequências da tragédia brasileira no trânsito. Como dimensionar a dor de pessoas que ficam inválidas para o resto da vida? Ou a de parentes e amigos de mortos? A tristeza, nesse caso, se alastra por um universo de milhares de pessoas. O que foi feito para o bem do homem, o automóvel, acaba se transformando em instrumento de morte.

O QUE FAZER para melhorar o trágico e assassino trânsito brasileiro? Pensamos tratar-se, fundamentalmente, de uma questão de educação dos motoristas, dos pedestres para o conhecimento e observância das leis do trânsito e educação para o respeito e a responsabilidade nas vias públicas, porque sabemos que, a causa determinante de tantos acidentes, é a falta de consciência do valor da vida humana.

AMIGO motorista, lembra-te: A velocidade não encurta distâncias, mas encurta vidas. Melhor tarde em casa do que cedo no cemitério. Faça do seu automóvel um instrumento de vida e não de morte. Se você gosta dos seus filhos, não atropele os filhos dos outros. Leve sempre como companheira de viagem a virtude da prudência. A vida é um presente de Deus. É hora de darmos mais valor à nossa vida, à vida da esposa, dos filhos, dos amigos e de todas as pessoas.

Dom Itamar Vian 
Arcebispo Emérito de Feira de Santana
[email protected] 

Crônicas da Semana – 21 de setembro de 2021

VOCÊ PODE GOSTAR

AMO A PRINCESA

AMO A PRINCESA   “Salve ó terra formosa e bendita, paraíso com o nome de Feira, toda cheia de graça infinita, és do norte a

Leia mais »

PREVENIR O SUICÍDIO

PREVENIR O SUICÍDIO   Durante o mês de setembro é realizada, no Brasil, a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É chamado “Setembro

Leia mais »

SONHO DOS BRASILEIROS

SONHO DOS BRASILEIROS   O Brasil celebra, no próximo dia 7, sua independência. Por todo o País, multiplicam-se comemorações oficiais e não oficiais. Todas, a

Leia mais »