PANDEMIA E NOSSA VIDA

PANDEMIA E NOSSA VIDA

 

A pandemia da Covid-19 é um sofrimento comum a toda a humanidade e tem favorecido importantes aprendizados. Que lições podemos tirar dessa terrível situação? Como viver em paz, serenidade e esperança esse momento de nossa história pessoal, familiar, social, política e religiosa?

A VIDA humana é um valioso presente de Deus, mas muito frágil, por isso, merece todo o nosso cuidado. Com a pandemia do coronavírus, nossa vida, está sendo envolvida por medos, incertezas, angústias, ansiedades e dúvidas. Além disso, “a consciência dos próprios limites, faz ressoar o apelo para repensar nossos estilos de vida, nossas relações, a organização da sociedade e, sobretudo, o sentido de nossa existência”. ( Papa Francisco).

A PANDEMIA nos ensina que somos iguais, passíveis dos mesmos sofrimentos. Por outro lado, muitas situações são diferentes, fazendo com que o peso do coronavírus atinja, forma mais dolorosa, os pobres. Diferenças sempre haverá entre nós, mas hoje, no mundo, são poucos os ricos e muitos os que passam fome. Deus não quer que essa desigualdade continue.

A PANDEMIA alterou, drasticamente, nossas vidas, causando grande impacto em um sistema de saúde já fragilizado, na seguridade social, nos sistemas produtivos, na educação e na vida familiar e social. A insegurança e o instinto de preservação podem tornar-nos egoístas e individualistas. Mas, felizmente, verifica-se, por toda a parte, ajuda, apoio e solidariedade para atender os necessitados.

NUNCA devemos desesperar diante das dificuldades da vida. As derrotas são muitas, mas não percamos a esperança. Deus é maravilhoso! Para Ele, nada é impossível. Ele transforma situações, que parecem um verdadeiro desastre, em grandes oportunidades de novas formas de viver. Se cremos em Deus, enfrentaremos tudo com serenidade porque sabemos que quem está no barco é maior que o mar.

A CIÊNCIA está vencendo a luta contra o coronavirus. Precisamos vencer também a ignorância daqueles que não acreditam na eficácia da vacina. Continuemos com todos os cuidados preventivos. Que Deus recompense a todos os que se dedicam ao cuidado dos doentes. Deus seja louvado pelo dom da vida!

 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Crônicas da Semana – 20 de abril de 2021

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook