Pastoral Catequética

Pastoral Catequética da Catedral de Sant’Ana

 

A palavra catequese vem do grego katechein (κατηχεω), fazer ecoar, numa perspectiva cristã, “ensinar a viva voz, onde, no entanto, o ensinamento não é outra coisa senão o eco de uma palavra que já foi pronunciada: a Palavra de Deus”. Nessa perspectiva a missão da catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã á luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivencia comunitária.

O método usado no processo catequético é a Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal, o qual, inspirado no catecumenato da Igreja Primitiva, almeja conduzir o catequizando por via mistagógica ao um encontro pessoal com Jesus Cristo, capaz transformá-lo em discípulo-missionário que testemunha o Evangelho à Igreja e à Sociedade.

Os pilares da Inspiração Catecumenal que orientam a Catequese são: o Cristocentrismo e a centralidade da Palavra de Deus; a promoção de um processo de conversão; a iniciação à vida de oração; a iniciação na vida de fé pela e na liturgia; compromisso missionário; integração à comunidade. A dinâmica do Itinerário é descrita como: “intensidade e integridade da formação; caráter gradual, com etapas definidas; vinculação com ritos, símbolos e sinais, especialmente bíblicos e litúrgicos; e constante referência à comunidade cristã”.

A Inspiração Catecumenal foi assumida pela Igreja no Brasil como modelo para todos os grupos e idades catequéticas. Não podendo ser diferente, também a Paróquia da Catedral de Sant’Ana adentra essa dinâmica inspirando-se nos documentos da Igreja a fim de produzir uma catequese de método e fruto catecumenal, observando sempre a realidade paroquial.

 

A Inspiração Catecumenal insere-se na organização já presente da Catequese Paroquial, que atualmente está divindade da Seguinte forma:

  1. Catequese de Iniciação (para crianças de 6-7 anos).
  2. Catequese de Iniciação à Eucaristia (para crianças acima de 7 anos que iniciam a preparação para o sacramento eucarístico).
  3. Grupo da Perseverança (adolescente que tendo concluído o itinerário eucarístico e esperam alcançar a idade de iniciação à Crisma).
  4. Catequese para Crisma (jovens acima de 13 anos que já fizeram a processo de iniciação eucarística).
  5. Catecumenato com Adultos (preparação para adultos que ainda não completaram a recepção dos sacramentos da Iniciação Cristã – batismo, confirmação e eucaristia).

 

Os grupos de Iniciação Catequética acontecem tanto na sede paroquial (no Centro Paroquial Senhora Sant’Ana), quanto em cada uma das comunidades da paróquia, em horários e dias como segue!

Catedral (Centro Paroquial) – Coordenadora: Joseane Marques dos Santos Soares

  1. Catequese de Iniciação: Sábados às 14h30min
  2. Catequese de Iniciação à Eucaristia: Sábados às 14h30min
  3. Grupo de Perseverança: Sábados às 14h30min
  4. Catequese para Crisma: Sábados às 14h30min
  5. Catecumenato com Adultos: Sábados às 14h30min e às Terças-feiras às 19h30min

Comunidade do DispensárioCoordenadora: Ir. Antonia

  1. Catequese Infantil: Sábados às 14h30min
  2. Pré-Eucaristia: Sábados às 14h30min
  3. Primeira Eucaristia: Sábados às 14h30min
  4. Perseverança: Sábados às 14h30min

Comunidade N. Sra. do Carmo – Coordenadora: Fabiana Fernandes da Silva

  1. Primeira Eucaristia: Sábados às 14h30min
  2. Pré-Eucaristia: Sábados às 14h30min
  3. Catecumenato: Terça-Feira às 19h30min

Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro – Coordenadora: Valdinéia

  1. Eucaristia: Sábados às 14h30min

Comunidade Pierre Vigne – Coordenadora: Ir. Terezinha

  1. Catecumenato: Segunda-feira ás 19h30min

 

Mensalmente, no segundo domingo de cada mês, acontece um missa extraordinária, celebrada às 10h00min na Catedral Metropolitana de Santana, com linguagem direcionada ao grupo infantil. Esta celebração é organizada e auxiliada liturgicamente pelos catequistas e catequizandos da Paróquia.

Maiores Informações a cerca da catequese nas diversas comunidades paróquias, inclusive sobre a festa de inscrição de novos catequizandos, podem ser alcançadas na secretária da paróquia ou com os integrantes da Equipe de Coordenação Paroquial da Catequese.

Equipe de Coordenação Paroquial

Coordenadora:Célia Santos Andrade
Vice – Catedral: Joseane Marques dos Santos Soares
Vice – Dispensário: Ir. Antonia
Vice – N. Sra. do Carmo:Fabiana Fernandes da Silva
Vice – N. Sra. Perpétuo Socorro: Valdinéia Gomes de Oliveira
Vice – Pierre Vigne: Ir. Terezinha
Secretaria: Neytania de Oliveira Matos Junqueira
Responsável da Comunicação: Lindiomar Sena Nascimento Lima
Assessor: Sem. Clebson Santana

 

Indicações de Documentos Importantes para a Catequese hoje no Brasil e no mundo:

  1. BÍBLIA SAGRADA – Tradução CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2008.
  2. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. São Paulo; Edições Loyola, 1999.
  3. COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA – CNBB. Itinerário Catequético: Iniciação à Vida Cristã – um processo de Inspiração Catecumenal. Brasília: Ed. CNBB, 2017.
  4. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Catequese Renovada. São Paulo: Paulinas, 2009.
  5. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Diretório Nacional de Catequese. Doc. 84. São Paulo: Paulinas, 2006.
  6. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. Brasília: Edições CNBB, 2017.
  7. CONGREGAÇÃO PARA O CLERO. Diretório Geral da Catequese. In: http://www.vatican.va/ roman_curia/congregations/cclergy/documents/rc_con_ccatheduc_doc_17041998directory-for-catechesis_po.html. Acesso em 12 de Março de 2020, às 14h.
  8. CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO. Ritual de Iniciação Cristã de Adultos (RICA). 4ª edição. São Paulo: Paulinas, 2011.
  9. JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Catechesi Tradendae. In: http://www.vatican.va/comtente/ john -paul-ii/pt/apost_exhortations/documents/hf_jpii_exh_16101979_catechesitra dendae.html. Acesso em 06 de março de 2020. Às 12h08min.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook