Por que Deus permite?

POR QUE DEUS PERMITE  ? 

 

Por que Deus permite que tantas crianças morram de fome? Que haja tantas doenças incuráveis? Tantas crueldades? Por que Deus permite tanta violência, pandemias, corrupção, homicídios e suicídios? O silêncio de Deus nos incomoda, nos assusta. Ele permite as conseqüências das ações do próprio homem.  

CERTA VEZ,  indignado com o silêncio de Deus perante tanta injustiça, um homem entrou em uma igreja e, junto ao altar, pôs-se a gritar: Tanta maldade no mundo, e o Senhor não faz nada? Não reage à violência, à miséria, a tanto sofrimento de suas criaturas?”. Deus quebrou o silêncio e respondeu: “Eu já fiz”. “Como fez?” “Fez o quê?”, indagou o homem revoltado. “Fiz você”, disse Deus. 

NÃO DEVEMOS esperar que Deus intervenha continuamente em nosso favor. Que faça milagres a cada minuto. Ele pede que confiemos em sua providência (Mt 6,25), mas a  Divina Providência costuma agir através das criaturas e acontecimentos. Um provérbio afirmaDeus ajuda quem madruga. 

PODEMOS esperar milagres de Deus, mas devemos utilizar os recursos ordinários para resolver nossos problemas, nossos medos, angústias e ansiedades. Ajuda-te que Deus te ajudará, afirma a sabedoria popular. Devemos rezar para uma boa colheita, mas também é nossa obrigação lavrar e cuidar bem da plantação. Podemos pedir a saúde a Deus, mas devemos cuidar da saúde, prevenindo doenças. Quantos alimentos e bebidas colocamos em nosso corpo que são verdadeiros venenos! 

SE A HUMANIDADE não vai bem, se existem guerras, infanticídios, fome, doenças, pandemias, não podemos culpar Deus ou pedir que Ele mesmo resolva esses problemas. Deus nos deu inteligência e vontade para que resolvamos as dificuldades. É através de nós que  Deus age. Muitas vezes perguntamos: Por que Deus permite? Esquecemos que nós mesmos causamos os males, pelas nossas irresponsabilidades, nossas más escolhas, e omissões. 

AOS OLHOS da fé devemos ver a ação de Deus em tudo. Ele não manda tragédias e doenças, mas permite que aconteçam com um objetivo maior. A fé nos ensina que tudo concorre para o bem dos que crêem em Deus. “A força de Deus é esta: fazer resultar em bem tudo que nos acontece, mesmo as coisas ruins. Ele está presente em nossas enfermidades e sofrimentos porque, com Deus, a vida não morre jamais” (Papa Francisco). 

 

Dom Itamar Vian 

Arcebispo Emérito 

[email protected] 

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook