Santa Missa da Festa de São Mateus | 21.09.2020

Nesta segunda-feira, 21 de setembro de 2020, a Paróquia da Catedral de Sant’Ana celebrou a Festa de São Mateus, apóstolo e evangelista, com a Santa Missa, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Aristóteles, às 17h, na sua Igreja Matriz.

São Mateus, cujo nome antes da conversão era Levi, foi um dos doze apóstolos de Cristo e é o autor do primeiro dos três evangelhos sinóticos. Antes de converter-se era cobrador de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã! No Evangelho, Mateus apresenta Jesus com o título de Emanuel, que significa “Deus está conosco”. O Evangelho que ele nos deixou como testamento de fé e amor é o Evangelho do Reino de Deus, das Bem-Aventuranças e do cumprimento em Cristo das promessas da antiga aliança.

Durante a celebração, Pe. Aristóteles refletiu que Jesus está sempre nos convidando a seguí-Lo e o fato de sermos pecadores não O impede. “Porque eu não vim chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” (Mt 9, 13). Em seguida, orientou que, diante do convite de Jesus, devemos fazer o que Mateus fez, quando deixou a coletoria de impostos e começou a seguí-Lo. “O exemplo de Mateus é um exemplo que nos edifica muito, porque ele era um cobrador de impostos, deixou tudo, passou a seguir Jesus Cristo e depois, tornando-se apóstolo, teve a honra de narrar a experiência que ele viveu ao longo do seguimento de Jesus”, afirmou o sacerdote.

Peçamos ao Divino Espírito Santo que nos ilumine e nos ajude para que diante de São Mateus acolhamos a Jesus Cristo como Senhor e Mestre de nossas vidas.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook