Santa Missa do 26º Domingo do Tempo Comum | 27.09.2020

Neste último domingo de setembro, dia 27, dia dedicado à Bíblia, às 07h da manhã, na Catedral de Sant’Ana, a Rádio Subaé transmitiu com exclusividade a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian. Às 10h, o vigário Padre Aristóteles presidiu a celebração eucarística e às 17h, o vigário Pe Edmilson e Pároco da Catedral, Pe Arivaldo Aragão, concelebraram a única Santa Missa do dia transmitida, ao vivo, pela web TV da Paróquia, a partir desta data.

A liturgia deste 26º Domingo do Tempo Comum esclareceu que Deus chama todos os homens e mulheres a empenhar-se na construção de um novo mundo, sonhado por Ele e proposto à humanidade. Diante da proposta de Deus, nós podemos assumir duas atitudes: ou dizer “sim” e colaborar com Ele, ou escolher caminhos de egoísmo, de comodismo, de isolamento e demitirmo-nos do compromisso que O mesmo nos pede. O Evangelho exorta-nos a um compromisso sério, firme e coerente com o seguimento de Jesus Cristo, seus valores e com a edificação do Reino. Um compromisso de implicações práticas e de cumprimento da Palavra da Deus. A parábola dos dois filhos, chamados para trabalhar “na vinha” do pai,  sugere que, na perspectiva de Deus, todos os seus filhos são iguais, sem distinção de raça, de cor ou condição social e têm a mesma responsabilidade na construção desse mundo novo de justiça, fraternidade e paz.

Padre Edmilson ressaltou, em sua homilia, que durante este mês de setembro somos, mais especialmente, convidados a nos aprofundar no conhecimento a cerca da Palavra de Deus, pois é ela que “dá o norte da nossa vida, ela que dá o norte a nossa caminhada”. E como fazemos para nos aprofundar na Palavra? “É tendo intimidade com a Palavra, nos colocando numa atitude de escuta, mas também de prática desta Palavra”, explicou o presidente da celebração. O próprio Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai” (Mt 7, 21) e “a Vontade do Pai nos é manifestada através do seu filho Jesus, que se faz Palavra”, acrescentou Pe Edmilson. Enfim, parafraseando Santo Antônio de Pádua: ” Cessem as palavras e falem as obras”, conclamou os fiéis a não serem meros conhecedores da Lei, mas verdadeiros praticantes da Palavra do Senhor.

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook