Santa Missa do 2º Domingo do Tempo Comum | 17 de Janeiro de 2021

O 2º Domingo do Tempo Comum, 17 de janeiro de 2021, foi celebrado, na Catedral de Sant’Ana, com as Santas Missas das 07 e 17h, presididas pelo Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian e pelo Vigário Paroquial Pe Aristóteles e concelebrada pelo Pároco Pe Arivaldo Aragão, nesta ordem.

A liturgia deste domingo propôs uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios de Deus e para seguir Jesus. O Evangelho descreveu o encontro de Jesus com os seus primeiros discípulos. Quem é “discípulo” de Jesus? Quem pode integrar a comunidade de Jesus? Na perspectiva de João Batista, o discípulo é aquele que é capaz de reconhecer no Cristo que passa, o Messias libertador; que está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e da entrega; que aceita o convite de Jesus para entrar na sua casa e para viver em comunhão com Ele e que é capaz de testemunhá-lO e de anunciá-lO aos irmãos.

Segundo Dom Itamar Vian, “o grande tema deste dia é a vocação“. Em sua pregação, agradeceu ao Senhor pelas inúmeras ordenações da Arquidiocese de Feira de Santana nos últimos anos. Contudo, destacou que o principal tema da celebração, não é a vocação para a vida religiosa em si, a vocação sacerdotal, mas a vocação Cristã. “Nós todos recebemos de Deus o grande presente da vida. Estamos vivos! Mas não só isso, recebemos outro grande presente de Deus, o batismo” e acrescentou que da vida humana e do batismo (vida cristã) nascem todas as vocações.

Partindo dos textos do Evangelho, o Arcebispo Emérito, então, conduziu a reflexão para todos os fiéis sobre “o que Deus quer de mim?“. “Todos nós somos chamados, portanto, a prestar um serviço na sociedade“, afirmou. “Todos os serviços são importantes; o que é necessário é que cada um coloque sua vida para o bem do outro e da outra“, exortou Dom Itamar, considerando que aquilo que escolhemos fazer deve estar de acordo com a Vontade de Deus para cada um de nós e deve ser realizado com amor e dedicação.

 

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook