TEMPO DE RECOMEÇAR

TEMPO DE RECOMEÇAR

A vida de cada um nunca é uma obra perfeita. Desde os primeiros dias, acumulamos um cabedal de conhecimentos, a partir de experiências e de escolhas certas ou erradas. Algumas atitudes são facilmente corrigidas, mas nem todas. Por vezes, jogamos a solução para mais adiante, para o amanhã.

A VIDA é a arte de escolher. É o resultado de nossas escolhas. Não das escolhas feitas no passado, mas das que fazemos agora. A felicidade é o resultado das decisões certas. E não adianta culpar os outros. Nós mesmos somos os responsáveis pelas nossas decisões. É pouco inteligente culpar os pais, os professores, os colegas, a esposa, o marido, o sócio… Não podemos voltar no tempo, mas podemos começar de novo.

SEMPRE é tempo de recomeçar. Recomeçar o dia com ânimo, fazendo do novo dia como se fosse o único da vida. Recomeçar a semana tendo a segunda-feira como melhor dia, porque nos abre possibilidades de trabalho. Recomeçar o Ano Novo com novos sonhos e esperanças. Esperança é a palavra de ordem no Novo Ano. Esperança é aquela bela e sublime virtude que projeta nossa vida sempre para frente.

A ESPERANÇA é a mola mestra de todas as nossas atividades. O operário trabalha, incansavelmente, tendo em vista a esperança do salário. O agricultor trabalha de sol a sol com a esperança de fazer boa colheita. O doente toma medicamentos com a esperança de sua recuperação. O jovem estuda muitos anos com esperança de um bom emprego. Nós cristãos, lutamos, enfrentamos dificuldades no cumprimento do dever, com a esperança de ganhar um dia a recompensa do céu.

ESTAMOS iniciando o ano de 2021. Comecemos de novo, dizia São Francisco aos seus frades, porque até agora pouco fizemos. Nunca é tarde para recomeçar. Nas páginas do Evangelho encontramos a certeza de que sempre é possível recomeçar: o surdo recupera a audição, o mudo começa a falar, o paralítico anda, o morto volta à vida, à mulher adúltera é devolvida a dignidade.

VIDA É AÇÃO. Até que a vida estiver em nosso corpo, sempre há possibilidade de recomeçar. O Ano Novo é tempo e recomeçar. O cristão, por sua natureza, é otimista. Por isso, com otimismo e esperança, desejo a você um abençoado Ano Novo. Que o Espírito Santo ilumine a sua caminhada durante todos os dias deste ano de 2021.

 

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Crônicas da Semana – 05 de janeiro de 2021

Compartilhe :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

instagram

facebook